SISTEMA EMBARCADO

O que é um sistema embarcado?



Embarcado é um computador construído para o único propósito da sua aplicação, ao invés de prover um sistema computacional generalizado. Essa definição independe da sua construção, pode abranger desde lógicas combinacionais e processadores de 8-bits, até processadores de 64-bits multi-cores e ASICs.

O termo sistema embarcado passou a ser adotado a partir de 2007, antes, esse tipo de sistema era chamado de eletrônicos de forma geral, termo no qual não consegue representar satisfatoriamente a complexidade de desenvolvimento e os poderes computacionais que diferenciavam os sistemas embarcados dos eletrônicos sem habilidade computacional, portanto fora substituído pela tradução direta do inglês embedded system movido pelo interesse dos próprios engenheiros da área.

O primeiro sistema embarcado que se tem conhecimento é o AGC (Apollo Guidance Computer). Era um computador que operava a 1,024 MHz e era responsável pelo total controle das espaçonaves Apollo, que levaram diversas vezes o homem a Lua nos anos 60 e 70. O AGC, no entanto, não possuía processador, era todo feito com portas NOR.

Sistemas embarcados estão cada vez mais baratos e acessíveis, demandam menor consumo de energia e, além de mais compactos, possuem maior poder de processamento. Com esse crescente poder de processamento, que é cada vez maior com o passar do tempo, o mundo em que vivemos será cada vez mais micro conectado, onde não só os computadores acessam a internet, mas também os objetos ao nosso redor e, até que em um futuro não tão longilíneo, viveremos em um mundo onde a linha que divide o real do virtual será tênue, se não imperceptível. Esse avanço, assim como os que já se passaram, também será graças aos sistemas embarcados.

Alguns poucos exemplos de microprocessadores/controladores/microcomputadores para sistemas embarcados (8, 32 e 64 bits):
- Raspberry-pi
- Arduino: Uno R3, Uno SMD, Arduino Mega 2560, Nano, Micro, LilyPad, Mini, Arduino DUE entre outros
- ESP: esp32, esp8266 (WiFi integrado)
- Microchip: pic 12c508, /12f675 e muitos outros da linha do fabricante microchip

Desenvolvemos programas para aplicações embarcadas nas seguintes linguagens:
- C / C++
- Python
- HTML/Javascript/NodeJS

Desenvolvimento para ambiente multi-tarefa utilizando sistemas operacionais de tempo real e outras plataformas como:
- RTOS (Real time Operatin System )
- Simba
- Arduino

Alguns exemplos de aplicações para sistemas embarcados entre muitos outros são: - Todos os tipos de sensores, urna eletronica, calculadores, impressoras, muitos eletrodomésticos também utilizam embarcados, celulares, equipamentos hospitalares, são apenas poucos exemplos.



O que é IoT?

A Internet das Coisas (IoT) descreve a rede de —“objetos físicos”— incorporados a sensores, software e outras tecnologias com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela internet. Esses dispositivos variam de objetos domésticos comuns a ferramentas industriais sofisticadas.

Os embarcados podem interagir entre eles ou com outras redes ou formas de comunicação entre sistemas, utilizando varias formas de protocolos conhecidos atraves de uma conexao IPv4 ou IPv6, alguns exemplos são:
- http ou https (servidor ou cliente)
- ws (web service)
- MQTT (Message Queuing Telemetry Transport)



Deseja solicitar projetos para microcontroladores/embarcados? Preencha os dados e retornaremos o contato.


Enviar mensagem